A nudez da história: possibilidades

Conta-se a vida, mas não dá para se esticar nos detalhes. Vive-se. Há tantas coisas que a confusão tumultua nossa lucidez. Mas como é possível se omitir, fugir dos eventos, evitar os encontros, calar-se? O movimento da história se nutre de complexidades.A grande questão é decifrá-las e estabelecer o reino da verdade. Os desafios são permanentes, não cessam de incomodar as patias e refazer as estradas envelhecidas. As soberania falecem quando tudo parecia firme.

Não faltam mirabolantes lendas ou disfarces para esconder falcatruas. As vestimentas existem e cobrem descobertas que poderiam inquietar a sociedade. Portanto, o contador de histórias dissimula, corre das perguntas, inventa necessidades. A história nunca estará nua.É preciso visualizar o tamanho do seu circo, observar as acrobacias e não cair no abismo das tolices. Os palhaços não dispensam risos, estimulam memórias. Lembra-se das aventuras das infâncias ou dos escritos de Benjamim?

Gramsci disse que todo homem é um filósofo. Há valores, concepções de mundo. Quem se nega a imaginar? A verdade está sempre se balançando.Possui seu lugar e seu tempo. Como Kant construiu seus desejos diante das metafísicas passadas? O desejo sacode os encontros da vida, traz dúvidas, mas embala sonhos. Alguém não se enganou? A história foi sempre uma luta de classes? Quem apagou os desejos ou pretender redefinir cada fase dos acontecimentos? Cuidado com as metáforas!

Teorias não faltam. Não esqueça dos abalos sofistas. Há governantes que se especializam em fabricar progressos. O futuro será luminoso, se sociedade mergulhar no coletivo e desmontar as ambições egocêntricas. A nudez é palavra forte, um ponto para não desprezar a reflexão. Porém, os labirintos criam suas entradas e fantasia segredos. O silêncio não é eterno, o absoluto se fragmenta.Não existe ousadia que se mantenha perene. Contar faz parte das máscaras da nudez. Um dia, a casa se pinta com cores inesperadas.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe uma resposta

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>